Um novo relatório global

O Futuro da Educação tem a sua pedra angular no relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, realizado pela UNESCO.

Conheça o relatório

Reimaginar juntos

Os futuros da educação (FdE) é uma iniciativa da Fundação SM em colaboração com a UNESCO para repensar a educação e moldar o futuro promovendo um debate mundial sobre o conhecimento, a educação e a aprendizagem em um mundo de crescente complexidade, incerteza e precariedade. Nosso mundo atravessa um momento crítico. O conhecimento e a aprendizagem são fundamentais para enfrentar este momento e para promover a renovação e a transformação que precisamos.

Continue lendo

Eixos de transformação

A Fundação SM aceita o desafio e se compromete com a melhoria da escola, dentro do conceito da ética do cuidado, através das cinco propostas de transformação propostas pelo relatório:

Pedagogia

Aprendemos para desenvolver capacidades individuais e coletivas que nos permitem transformar futuros mais justos e mais sustentáveis.

Currículo

Orientar a grade curricular para uma aprendizagem ecológica, intercultural e interdisciplinar.

Equipe docente

Profissionalizar o ensino como um trabalho colaborativo no qual é reconhecido o papel dos professores como produtores de conhecimento e figuras-chave na transformação educacional e social.

Escola

Tornar as escolas lugares educacionais protegidos e protetores, que promovem a inclusão, a equidade e o bem-estar individual e coletivo.

Aprendizagem contínua

Desfrutar e aproveitar ao máximo as oportunidades educacionais em diferentes espaços naturais, culturais e sociais, tanto físicos quanto virtuais, para a aprendizagem ao longo da vida.