Eixos de transformação

A Fundação SM assume o desafio de melhorar a educação do futuro e compromete-se a aplicar, no âmbito da ética do cuidado, o relatório da UNESCO através das suas 5 propostas de transformação.

Pedagogia

Aprendemos para desenvolver capacidades individuais e coletivas que nos permitem transformar futuros mais justos e mais sustentáveis. Por isso, deve ser desenvolvida uma pedagogia cooperativa, inclusiva e solidária, orientada para:

Promover a colaboração.

• 2.

Fomentar as capacidades intelectuais, sociais e morais dos estudantes.

• 3.

Orientar os estudantes a trabalharem juntos e transformarem o mundo com empatia e compaixão.

• 4.

Construir espaços de aprendizagem para os alunos.

• 5.

Ensinar a “desaprender”: Evitar a parcialidade, os preconceitos e as divisões.

• 6.

Implementar as capacidades dos alunos, dos professores, e de todo os funcionários da escola.

A avaliação deveria refletir estes objetivos pedagógicos, de modo a promover um crescimento e aprendizagens significativas.

Currículo

Orientar a grade curricular para uma aprendizagem ecológica, intercultural e interdisciplinar.

As grades curriculares deveriam priorizar uma aprendizagem ecológica, intercultural e interdisciplinar que ajude os alunos a acessar e produzir conhecimentos, enquanto desenvolvem sua capacidade de criticá-los e aplicá-los. Para isto, é necessário fomentar atos individuais e coletivos de valor, liderança, resistência, criatividade e cuidado nos alunos.

O novo currículo baseado em um contrato social tem, dessa maneira, a capacidade de superar a discriminação, a marginalização e a exclusão, e garantir a igualdade de gênero e os direitos de todos.

Para isso é necessário:

• 1.

Compromisso a favor do diálogo social, do pensamento e da ação em conjunto. Promover a cidadania ativa e a participação democrática.

• 2.

Apelo à pesquisa e à inovação por meio de um programa colaborativo mundial.

• 3.

Garantir o direito à educação ao longo de toda a vida.

• 4.

Frear a difusão de informações falsas, reforçando a capacidade de distinguir a mentira da verdade.

• 5.

Impulsionar a aprendizagem horizontal e o intercâmbio global de conhecimentos.

• 6.

Aceitação das contribuições de todos: docentes, alunos, acadêmicos, centros de pesquisa, governos e organizações.

Equipe docente

Profissionalizar o ensino como um trabalho colaborativo no qual é reconhecido o papel dos professores como produtores de conhecimento e figuras-chave na transformação educacional e social.

O ensino deve continuar se profissionalizando como um trabalho colaborativo que deve ser realizado com trabalho em equipe.

Para isso é necessário:

• 1.

Maior reconhecimento da função dos professores como fonte de conhecimento.

• 2.

Destacar o papel dos educadores como figuras-chave da transformação educacional e social.

• 3.

Respaldar a autonomia do docente.

• 4.

Fomentar recursos que apoiem a colaboração e o trabalho em equipe dos professores.

• 5.

Promover a reflexão, a pesquisa e a criação de conhecimentos e de novas práticas pedagógicas como parte integrante do ensino.

• 6.

Promover a plena participação dos educadores no debate público e no diálogo sobre os futuros da educação.

Escola

Tornar as escolas lugares educacionais protegidos e protetores, que promovem a inclusão, a equidade e o bem-estar individual e coletivo.

As escolas devem ser lugares educacionais protegidos e protetores, já que promovem a inclusão, a equidade e o bem-estar individual e coletivo.

Para isso:

• 1.

Devem ter a capacidade de reunir grupos diversos de pessoas.

• 2.

Devem fomentar desafios e oportunidades que não existem em outros lugares.

• 3.

Tudo isso requer modificar não apenas arquiteturas, mas também espaços, horários e agrupamentos.

• 4.

O objetivo é incentivar e permitir o trabalho conjunto.

• 5.

As tecnologias digitais devem ter como objetivo apoiar as escolas, e não substituí-las.

• 6.

As escolas poderão, assim, ser um exemplo de sustentabilidade e neutralidade de carbono.

Aprendizagem contínua

Desfrutar e aproveitar ao máximo as oportunidades educacionais em diferentes espaços naturais, culturais e sociais, tanto físicos quanto virtuais, para a aprendizagem ao longo da vida.

Alguns dos desafios que enfrentamos incluem a desigualdade em nível mundial, as alterações climáticas aceleradas, a fragmentação social e o extremismo, entre outros.

Diante disso, os avanços na digitalização, na inteligência artificial e na biotecnologia representam um grande potencial, mas também levantam questões éticas e de governo. A inovação e a revolução tecnológica são implementadas de forma desigual no mundo e também levantam problemáticas e novos dilemas que devem ser abordados.

Para isso, devemos repensar urgentemente por que, como, o que, onde e quando aprendemos, e que as oportunidades educacionais devem ser oferecidas em diferentes espaços ao longo da vida para:

• 1.

Promover a cidadania ativa e a participação democrática.

• 2.

Apelar à pesquisa e à inovação por meio de um programa colaborativo mundial.

• 3.

Garantir o direito à educação ao longo de toda a vida.

• 4.

Facilitar a aprendizagem através de diferentes tipos de dados e formas de conhecimento.

• 5.

Oferecer oportunidades educacionais em diferentes ambientes naturais, culturais e sociais, tanto físicos quanto virtuais, aproveitando os avanços da digitalização.

• 6.

Fomentar a participação das universidades e outras instituições em todos os aspectos da criação de um novo contrato social para a educação. As universidades devem ser centros criativos, inovadores e comprometidos com o fortalecimento da educação como um patrimônio comum.